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O que é uma AET, quais são as exigências e seus benefícios?

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A AET, também conhecida como Análise Ergonômica do Trabalho, deve ser elaborada por equipe capacitada para realização da completa avaliação das condições e dos fatores de riscos ergonômicos existentes dentro dos ambientes e postos de trabalho das empresas. O principal objetivo da AET é promover o bem-estar, a saúde, além de proporcionar mais qualidade e maior eficiência dos trabalhadores.

Pensando nisso, preparamos este artigo para que você possa entender o que é uma AET, quais são as exigências e seus benefícios para as empresas e os trabalhadores.

Análise Ergonômica do Trabalho (AET): exigências e benefícios

Podemos afirmar, que a AET é um processo de análise fundamental para se que se tenha um ambiente de trabalho mais seguro e saudável. Além de ser a melhor solução para prevenir lesões ocupacionais e melhorar a satisfação dos funcionários, como já dissemos, é também uma importante aliada para o aumento da qualidade e a melhoria da produtividade da mão-de-obra dentro das empresas.

Conforme regras estabelecidas na NR 17 pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a AET é um documento legal de análise das condições ergonômicas encontradas, que sugere adequações pontuais no ambiente trabalho. O objetivo principal é que todas as atividades possam ser executadas com total segurança por todos os colaboradores da empresa.

Ainda de acordo com a NR 17, todos os empregadores devem realizar, obrigatoriamente, a Análise Ergonômica do Trabalho para garantir mais saúde, segurança e bem-estar no ambiente laboral. Sua finalidade é analisar possíveis riscos ergonômicos e propor soluções para reduzir ou extinguir problemas existentes, proporcionando melhores condições de trabalho para todos os envolvidos.

A AET e o eSocial

Portanto, como o empregador precisa enviar para o eSocial a relação dos riscos ergonômicos encontrados no ambiente de trabalho, a AET é o documento correto para que se possa identificá-los e propor soluções imediatas que minimizem os riscos do desenvolvimento de doenças ocupacionais e da ocorrência de acidentes de trabalho.

Com o eSocial em vigor, a ergonomia no ambiente corporativo é também fundamental para que as empresas estejam sempre em dia com o processo de análise e tenham tempo hábil para a classificação dos riscos ergonômicos encontrados, a elaboração dos documentos necessários e a implantação de um plano de ação eficaz para que sejam realizadas as devidas correções e soluções sugeridas.

Os benefícios da AET para a sua empresa

Como já sabemos, a principal função da ergonomia é estudar a interação entre o ser humano e o seu ambiente de trabalho. Com isso, busca-se a otimização dos métodos adotados pela empresa para uma melhor maneira de execução das tarefas diárias, com intuito de se prevenir lesões e doenças, gerar mais conforto, além de aumentar a satisfação e a eficiência dos trabalhadores.

Com isso, a empresa passa a ter informações valiosas que, certamente, irão proporcionar muitos benefícios, como podemos observar a seguir:

Estar em dia com a legislação trabalhista, além de evitar possíveis problemas e multas com a fiscalização do ambiente de trabalho.

• Melhor adequação dos postos de trabalho, considerando os limites e as capacidades físicas, psicológicas e cognitivas dos trabalhadores.

• Elevar os padrões de qualidade e de segurança para execução das atividades e melhorias significativas na produtividade dos funcionários.

• Aumento da eficiência e melhores condições para o desenvolvimento de atividades que exigem maior criatividade e desempenho.

• Melhores condições de trabalho para evitar possíveis falhas e erros na execução das tarefas laborais.

Além de todos esses benefícios, uma AET bem elaborada por profissional especialista em ergonomia aplicada ao ambiente de trabalho, irá proporcionar melhores condições, com o objetivo de diminuir ou anular a ocorrência de possíveis acidentes e doenças ocupacionais.

Gostou do conteúdo? A F&A Ergonomia tem a solução certa para ajudar a eliminar os riscos ergonômicos no ambiente da sua empresa.

A F&A Ergonomia atua a mais de 15 anos prestando serviços e consultoria corporativa com excelência, responsabilidade e compromisso. Contamos com equipe de profissionais, altamente capacitada para realizar os devidos levantamentos e elaboração da Analise Ergonômica do Trabalho (AET) dentro de ambientes corporativos.

Oferecemos também gestão completa, suporte e assistência técnica em perícias trabalhistas, conforme as normas regulamentadoras vigentes para atender as exigências da fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Ministério Público do Trabalho (MPT).