Atendimento: Seg. à Sexta de 08 as 18hs

Ergonomia Visual: como proteger a saúde ocular de profissionais administrativos?

arrow_1.png

Compartilhe:

Como proteger a saúde ocular de profissionais administrativos?

Sabemos que a ergonomia é uma ciência que trata das relações que existem entre os trabalhadores e as condições oferecidas em seus ambientes de trabalho. Proteger a saúde ocular de profissionais administrativos é, por exemplo, um grande desafio para a ergonomia, e nós estamos muito atentos a isso.

É muito comum, após realizar uma avaliação ergonômica, que o posto de trabalho apresente fatores de riscos e necessite de adequações em seu layout, nos equipamentos e também nos mobiliários utilizados. Neste artigo, preparamos algumas dicas valiosas para te ajudar a entender a importância da ergonomia visual nas empresas.

Entenda como implantar a ergonomia visual em sua empresa

Proteger a saúde ocular dos trabalhadores dentro das empresas é um desafio fundamental para a ergonomia, principalmente, quando consideramos o tempo de exposição de profissionais que atuam por longas horas diante das telas de computadores.

A ergonomia visual é também um segmento importante e que precisa ser considerada nas avaliações ergonômicas, especialmente, quando realizadas em escritórios e postos de trabalho administrativos.

São muitos os profissionais que atuam em uma jornada de 6 a 8 horas diante de telas, e que acabam sofrendo, mais cedo ou mais tarde, com problemas de visão. E isso pode ser evitado com uma boa avaliação ergonômica e algumas adequações pontuais, com o objetivo de garantir e proteger a saúde ocular desses profissionais.

Dicas de ergonomia visual para empresas

Confira algumas maneiras pelas quais as empresas podem integrar a ergonomia visual em seus postos de trabalho:

1. Iluminação adequada

Certifique-se de que os postos de trabalho da sua empresa estejam todos com a iluminação adequada para que os trabalhadores executem diariamente e de forma segura as suas atividades. Sempre que for possível, opte pela luz natural, mas é fundamental contar também com uma iluminação artificial ajustável, com o objetivo de evitar o brilho excessivo e o contraste nas telas dos computadores, além de proporcionar uma iluminação uniforme em todo o ambiente laboral.

2. Posicionamento e ajustes das telas dos computadores

Muitas vezes, as telas dos computadores de uma determinada empresa não oferecem os ajustes necessários para adequá-las às características físicas de cada trabalhador. Para evitar problemas de visão, é importante que as telas dos computadores sejam sempre posicionadas a uma distância ideal, segura e confortável. Geralmente, esse posicionamento pode ser medido pelo comprimento de um braço de distância, com a parte superior do monitor chegando à altura dos olhos. Esse ajuste auxilia bastante a redução da fadiga ocular e também o desconforto muscular no pescoço e nos ombros. Outros pontos de ajustes muito importantes, são o brilho, o contraste e o tamanho dos textos que aparecem nas telas, que precisam se tornar sempre confortáveis para os olhos. As telas de computadores com ajustes excessivamente brilhantes podem causar fadiga ocular.