A F&A Ergonomia elabora Análise Ergonômica Preliminar (AEP) para avaliação das condições de trabalho, realizada com o objetivo de encontrar possíveis riscos ergonômicos no ambiente laboral. Além disso, elaboramos também a Análise Ergonômica do Trabalho (AET), que se trada estudo mais aprofundado das condições e da situação do ambiente de laboral para a identificação de riscos ergonômicos eminentes.
A Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP) é a análise que se faz das condições de trabalho, realizada com o objetivo de encontrar os perigos ergonômicos e possíveis riscos existentes nos setores ou departamentos da empresa, assim como em postos específicos de trabalho, cargos e atividades executadas no ambiente laboral.
A partir da avaliação geral dos ambientes de trabalho, é possível selecionar os riscos ergonômicos encontrados e os que são mais eminentes para propor ações de melhorias e soluções ergonômicas eficazes.
A Análise Ergonômica é um procedimento obrigatório. Após a elaboração da AEP, alguns casos mais complexos podem exigir também estudo mais aprofundado da situação do ambiente de trabalho, sendo necessária uma avaliação detalhada e minuciosa para elaboração de uma AET (Análise Ergonômica do Trabalho).
A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) é um estudo aprofundado das condições e da situação do ambiente de trabalho da empresa, realizado com o objetivo de identificar riscos ergonômicos mais complexos e eminentes que possam comprometer a saúde e o bem-estar dos colaboradores.
Com a análise completa do ambiente laboral e a identificação dos riscos ergonômicos, é possível solucioná-los por meio da elaboração de um Plano de Ação específico. Nesse caso, os problemas encontrados são classificados, criticados e apresentados para que se tenha o conhecimento do grau dos Riscos Ergonômico e seja possível priorizar as soluções.
A Análise Ergonômica é um procedimento obrigatório e precisa ser muito bem elaborada. Com a identificação de riscos ergonômicos eminentes, a AET pode proporcionar vários benefícios para as empresas, pois a melhoria das condições e do ambiente de trabalho, certamente, irá promover mais engajamento por parte dos colaboradores e, consequentemente, o aumento da produtividade. Além disso, após os levantamentos e elaboração da AET, é possível reduzir ou até eliminar multas, penalidades e sanções causadas por ações trabalhistas e problemas relacionados à saúde ocupacional, que possam prejudicar os colaboradores.
O Laudo Ergonômico para Ação Trabalhista é realizado por meio de Perícia Técnica e deve ser utilizado para atender situações específicas, referentes ao surgimento de demandas judiciais.
O Laudo Ergonômico é muito utilizado em demandas trabalhistas, pois ele é um documento que deve ser emitido para provar as situações às quais os colaboradores se submetem no ambiente de trabalho. Para isso, um parecer técnico é elaborado para detalhar a qualidade e as condições ocupacionais encontradas, gerando um laudo ergonômico definitivo para as adequações necessárias nas instalações e ambiente da empresa.
Trata-se de um Laudo Técnico que deve ser elaborado a partir de análise para validação dos mobiliários e equipamentos utilizados pela empresa. Ele é importante para atestar as condições ergonômicas, além de avaliar as medidas, espaços e dimensões adequadas para atender as exigências da NR-17.
É um Laudo Técnico também importante para que os fabricantes de móveis e equipamentos utilizados pelas empresas, possam apresentar para seus clientes o atestado de validação dos mobiliários emitido por especialista em ergonomia, que avalia as condições adequadas para atender diferentes ambientes e segmentos de trabalho.
A análise para elaboração do Laudo Técnico para Validação de Mobiliários deve ser realizada considerando, principalmente, as avaliações dos seguintes itens no ambiente laboral:
• O conjunto do mobiliário do posto de trabalho que deve oferecer as devidas regulagens e permitir sua adaptação conforme as características antropométricas para atender os colaboradores envolvidos durante a rotina de trabalho.
• Se os mobiliários do posto de trabalho oferecem regulagens apropriadas para alternar suas posições e para que os trabalhadores possam executar as tarefas de forma planejada para favorecer a alternância da postura durante as jornadas de trabalho.
Além de outras avaliações necessárias, os assentos que são utilizados no ambiente de trabalho devem sempre atender a todos os seguintes requisitos:
• Altura ajustável à estatura do trabalhador e à natureza da função exercida;
• Sistemas de ajustes e manuseio acessíveis;
• Características de pouca ou nenhuma conformação na base do assento;
• Borda frontal arredondada;
• Encosto adaptado ao corpo para proteção da região lombar.
• Já para aquelas atividades em que as tarefas diárias devem ser realizadas em pé, o ambiente de trabalho precisa também oferecer assentos com encostos adequados em locais de fácil acesso para os momentos de descanso dos trabalhadores.